top of page

OpenProj – Gerenciador de Projeto

OpenProj é um gerenciador de projetos desenvolvido como alternativa ao Microsoft Project. Com código aberto, o programa oferece várias opções para a inclusão e administração de todas as atividades co-relacionadas ao desenvolvimento das atividades, apresentando os resultados, em especial, sob o formato de Gráficos de Gantt.

Este tipo de gráfico ilustra, na forma de barras, o cronograma de um projeto, com as openproj-1.4 datas de início, fim e todas as tarefas atribuídas devidamente registradas, sendo, por este motivo, muito utilizado para representar o status atual da programação de um projeto.

Depois de fazer o download do programa, é necessário descompactar a pasta e salvar todos os arquivos em um diretório específico. Em seguida, execute o arquivo openproj.jar, referente a um aplicativo desenvolvido em Java — por este motivo você deve ter o software Java Runtime instalado em seu computador, para garantir a execução deste arquivo.

Interface amigável e repleta de recursos

O menu lateral apresenta os ícones com as opções do programa. A primeira e considera uma das mais importantes, refere-se ao Gráfico de Gantt. Uma tabela é apresentada e você deve atribuir os nomes das ações e tempo de duração das tarefas. Com isto, o programa gera automaticamente as redes, que são pequenas caixas de opções possíveis de serem interligadas, formando-se fluxogramas.

Neste menu lateral, pode-se encontrar o ícone referente aos recursos, sendo possível acompanhar os RBS ou Risk Breakdown Structure, fazendo uma gerencia de riscos relacionados ao projeto. A parte de Estrutura Analítica de Projetos (EAP) também pode ser visualizada no programa, bem como você conseguirá emitir relatórios, avaliar histogramas, gráficas e muito mais.

OpenProj é uma das melhores iniciativas em se tratando de programas com código aberto para a gerencia de projetos, apresentando todas as opções necessárias para o usuário armazenar suas informações e obter sucesso em seus negócios.






13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page